quarta-feira, 25 de abril de 2007

Orquestra de rua

Olá! Boa tarde, ou dia, ou noite...
Eu li um artigo no site do jornalista Gilberto Dimenstein que falava sobre um cara chamado Lívio Tragtenberg que montou em São Paulo uma Orquestra com músicos de rua! O cara é autodidata e depois do colégio aprendeu a tocar piano e saxofone e chegou até a produziu trilhas para cinema, vídeo, dança e teatro, misturando jazz, MPB e música contemporânea. O cara é tão "ruim" que para compor um ópera, ganhou uma bolsa na Fundação Guggenheim, em Nova York, coisa que o projetou na Alemanha e vários lugares na Europa.
Como ele teve muito do seu aprendizado na rua, surgiu a vontade de montar essa orquestra e andando pelo Pari, Brás, Praça da Sé e outros lugares, juntou os músicos necessários para o projeto.
Por meio de uma parceria com o Sesc, conseguiram gravar um CD e assim puderam se manter financeiramente através de shows que faziam. Com a empolgação do projeto, Lívio resolveu fazer a mesma experiência em Miami e como a piração não poderia parar por aí, o próximo passo será misturar as duas orquestras e assim será possível ouvir um repentista do Maranhão junto com um cantor de Rap Latino. Fora os instrumentos de percussão japoneses que tem no meio.
Esse junção já originou outros frutos, como a banda Som do Meio Fio, que é formada por músicos que se conheceram na orquestra.
Dá para ouvir as músicas do primeiro cd da Orquestra de Músicos de Rua e desta outra banda também por esses links no site MySpace:

www.myspace.com/somdomeiofio
www.myspace.com/orquestrademusicosdasruas

Ótima iniciativa do Lívio, eu espero sinceramente que ainda tenha alguma projeção, mesmo que estadual.
Abraços

Nenhum comentário: